O Budismo Esotérico é uma União dos Sutras, Tantras e Práticas Espirituais do Tibet

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Sutras

O Budismo Esotérico é uma união do Budismo Indiano, que tem sua origem os Sutras, que são os escritos sagrados, comum a muitas escolas budistas com os Tantras e as práticas espirituais que existiam no Tibet.

Assim o Budismo Esotérico tem as Quatro Nobres Verdades, o Nobre Caminho Óctuplo, os conceitos de karma, que terem uma infinidade de vidas futuras, onde nascemos, morremos, renascemos e vamos continuar progredindo, além de ter uma cosmologia, o conceito de Vacuidade, do desapego, da compaixão, da sabedoria, do Samsara e muito mais.

Os ensinamentos depois da morte de Buda foram decorados e passados oralmente, pois a tecnologia de escrita dá época era muito diferente de hoje, dava muito trabalho e uma folha grande comportava poucos escritos, só depois que decidiram deixar por escrito os ensinamentos do Mestre Sidarta Gautama.

Sidarta Gautama é o Buda.

 

Tantras

Os Tantras são as escrituras esotéricas do Budismo, cuja a história de sua origem soram ensinamentos secretos deixados por Buda para uma época que eles seriam mais necessários, com formas rápidas para se atingir o Nirvana, que é o objetivo do Budismo.

Muitos veem essa história com desconfiança, mas isso não muda o fato que os Tantras Budistas tenham muito sucesso e rapidez para levar as pessoas ao Nirvana.

Quando as técnicas budistas são questionadas quando a sua origem, pois muitos questionam que até Sidarta tenha existido, a resposta que se dá é que isso não importa, que o que importa é a funcionalidade e efetividade desses métodos, pois eles se comprovam em resultados.

Não importa se Buda criou os Tantras, o que importa é que eles funcionam.

Os Sutras são pinturas simbólicas que só mestres qualificados conseguem entender, pois tudo tem um significado.

 

Praticas Espirituais do Tibet

A medida que o Budismo saia da Índia e ia para outros países, ele incorporava práticas e crenças desses locais. Assim cada tipo de Budismo tem suas particularidades.

Quando o Budismo entrou no Tibet, ele absorveu a uma parte da religião do Bonpo, que é uma espécie de Xamanismo local.

Assim como os Tantras são práticas Esotéricas, o Bonpo também tem muito Esoterismo, então Budismo Esotérico é um termo mais do que perfeito.

O Budismo Esotérico adotou a forma de arte do Tibet, fazendo as mandalas para as práticas das meditações ritualísticas usadas nos Tantras.

O Budismo Esotérico também tem Astrologia, mediunidade com os Oráculos que incorporam em médiuns, tem rituais e muito mais.

Essas são pratica que ajudam as pessoas, aconselham e servem também para que as pessoas atinjam o Nirvana.

A Astrologia adotada pelo Budismo Esotérico é a Oriental, com os signos dos animais.

A Astrologia é algo muito complexo e que requer muito estudo, então as encarnações de professores do budistas eram achados pela Astrologia, eram consultado os oráculos e ainda se fazia mais um teste para saber se o Mestre, que é chamado de Lama, escolhe entre muitos objetos, os que foram de sua vida passada. 

 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

 

 

Você também pode se interessar por: